Citação

Aspectos Gerais da ABNT sobre Citações

Algumas das dúvidas de como fazer uma citação, no referencial teórico, são mais frequentes. Para facilitar, na hora de elaborar seu referencial teórico, destacamos, a seguir, os principais pontos da ABNT, a saber, na hora de fazer sua citação nos trabalhos acadêmicos (monografias, tccs, artigos, dissertações e teses):

Tipos de citações:

Citação Direta:

Neste tipo de citação, é feita a transcrição de parte do texto, ou seja, é feita a cópia literal do trecho escolhido do autor. Aqui,  além do nome doa autor e ano da publicação, deve ser colocada a página em que foi retirado o trecho do trabalho. Exemplo:

Barbour (1971, p. 35) descreve: “O estudo da morfologia dos terrenos […] ativos […]”

Citação Indireta:

Faz-se uso deste tipo de citação, quando é colocada a ideia do autor, sem ser uma cópia integral, ou seja, é colocada a ideia do autor com outras palavras (importante tomar cuidado para não alterar a ideia proposta pelo autor). Exemplo:

A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).

Citação de Citação:

Pode ser de forma direta ou indireta. Neste tipo de citação a pessoa usa da citação que um outro trabalho fez sobre determinado assunto/autor. Neste caso, deve-se indicar o autor da citação, seguido da data da obra original, a expressão latina “apud“, o nome do autor consultado, a data da obra consultada e a página onde consta a citação. Exemplo:

“0 homem é precisamente o que ainda não é. O homem não se define pelo que é, mas pelo que deseja ser.” (ORTEGA Y GASSET, 1963, apud SALVADOR, 1977, p. 160).

 

Regra das 3 linhas:

Para qualquer tipo de citação, deve-se observar o tamanho que a citação fica no texto:

  • Citação até 3 linhas: deve ser inserida normalmente dentro do parágrafo. Exemplos:

 Barbour (1971, p. 35) descreve: “O estudo da morfologia dos terrenos […] ativos […]”

ou

“Não se mova, faça de conta que está morta.” (CLARAC; BONNIN, 1985, p. 72).

  • Citação maior que 3 Linhas: deve ser colocado em outro parágrafo a 4cm da margem esquerda, com letra menor que a utilizada no texto e sem aspas. As citações longas devem ser digitadas em espaço simples, separadas dos parágrafos anterior e posterior por espaço duplo. Exemplo:

A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p. 181).

Cuidados em relação aos autores da citação:

AutoriaExemplos
Um autor - citar o sobrenome e o anoDe acordo com Polke (1972), é função do pesquisador conhecer o que os outros realizaram anteriormente, a fim de evitar duplicações, redescobertas ou acusações de plágio.
Dois a três autores - citar os respectivos sobrenomes separados por ponto e vírgula ‘;’, data da obra e página da citação."Documento é toda base de conhecimento fixado materialmente e suscetível de ser atualizado para consulta, estudo ou prova." (CERVO; BERVIAN, 1978, p. 52).
Mais de três autores - citar o sobrenome do primeiro autor seguido pela expressão ‘et al.’Quanto ao uso de maiúsculas ao longo do texto, segundo Bastos et al. (1979) é recomendável a adoção das normas provenientes da Academia Brasileira de Letras.
Sem autoria conhecida - citar o título e o ano.Conforme análise feita em Conservacionistas ... (1980) os ecologistas nacionais estão empenhados no tombamento da referida montanha.
No diagnóstico das neoplasias utilizou-se a classificação histológica internacional de tumores dos animais domésticos, segundo o Bulletin ... (1974).
Entidade coletiva - citar o nome da instituição e ano. Nas citações subseqüentes, usar apenas a sigla."O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho." (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 1978, p. 46).
Um autor e mais de uma obra - citar o sobrenome e os vários anos de publicação, em ordem cronológica.
Quando o ano também for o mesmo, acrescentar letras minúsculas ao ano, tanto no texto, quanto nas referências.
"A hierarquia de dominância e necessidade dos sexos alelos do loco p(pigmentação) é diferente nos dois sexos." (HALKKA et al., 1973, 1975a, 1975b).

 

Mais alguns detalhes sobre citações:

Omissão em citação: As omissões de palavras ou frases nas citações são indicadas pelo uso de elipses
[ . . . ] entre colchetes.

Acréscimo em citação: Acréscimos e/ou comentários, quando necessários à compreensão de algo dentro da citação, aparecem entre colchetes [ ].

Destaque em citação: Para se destacar palavras ou frases em uma citação usa-se o grifo ou negrito ou itálico seguido da expressão grifo meu ou grifo do autor entre colchetes, após a chamada da citação.

Tradução em citação: Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor do texto, deve-se incluir a expressão ‘tradução nossa’ entre parênteses, logo após a chamada da citação.

Informação Verbal: Quando se tratar de dados obtidos através de informação verbal (palestras, debates, comunicações, etc.), indicar entre parênteses a expressão “informação verbal”, mencionando-se os dados disponíveis somente em nota de rodapé.

Trabalhos em fase de conclusão: Quando se tratar de dados obtidos em trabalhos em fase de elaboração, indicar entre parênteses a expressão “em fase de elaboração”, mencionando-se os dados disponíveis somente em nota de rodapé.

 

 

Feita a citação no corpo do trabalho, os dados completos da citação devem ser colocados na parte: Referências Bibliográficas, geralmente, localizada na parte final do trabalho. Aqui é importante, também, verificar o modelo definido pela instituição de ensino. O formato, mais comum, utilizado nas faculdades é:

LOPES, José Reinaldo de Lima. O Direito na História. São Paulo: Max Limonad, 2000.

Maiores detalhes sobre Referência Bibliográfica, acesso nosso link a respeito do tema: Referência Bibliográfica

Considerações Finais:

Existem vários outros detalhes, na hora de colocar suas citações nos trabalhos, procuramos aqui as regras mais utilizadas. Caso você queira se aprofundar mais na Norma da ABNT, a seguir alguns links com a norma da ABNT (Norma NBR 10520) na íntegra:

  • pt.scribd.com. link
  • Universidade São Judas. link

Outra opção é o modelo disponibilizado pela USP para elaboração de dissertações e teses – link.

Obs. alguns dos exemplos utilizados nesta página, foram tirados da própria Norma ABNT NBR10520.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *